Só quem já estudou para concursos sabe como a rotina pode acabar se tornando estressante e como é comum não saber por onde começar, como se organizar ou mesmo manter o foco.

No entanto, uma das melhores técnicas para concluir os estudos corretamente, é utilizando a mentoria para estudos. Veja a seguir quais são suas vantagens!  

1. Ajuda a organizar a rotina de estudos e do dia a dia

Estudar para concursos requer muita disciplina, dedicação e, o principal: organização! Quando o aluno não gerencia seu tempo e suas aulas corretamente, se torna muito mais fácil perder o foco, e é exatamente aí que entra a necessidade de um mentor de estudos.

Buscar orientação irá te ajudar a criar habilidades para otimizar seu tempo e tornar sua rotina mais descomplicada, principalmente se precisar dividir seus dias entre trabalhar e estudar.

O mentor ensinará como conseguir focar nas aulas sem tirar o foco do trabalho e vice e versa; como escolher o espaço adequado da casa para estudar; como aprender a dar pausas para descanso; ajudar na seleção de apostilas e auxiliar na organização das demais tarefas diárias. 

2. É importante para superar dificuldades

É muito comum que uma pessoa que está estudando para um concurso se sinta esgotada mentalmente e fisicamente por conta da carga de estresse que uma rotina de estudos pode gerar.

Além disso, existem vários fatores que fazem com que muitos concurseiros sintam dificuldade para dar início ou até mesmo cumprirem suas metas de estudos. Portanto, para ultrapassar essas barreiras, um mentor pode ser de grande ajuda.

O mentor irá ajudar o estudante a lidar com esse desgaste e compreender seu próprio cansaço, ensiná-lo a reconhecer seus limites e replanejar seus estudos de acordo com suas dificuldades e habilidades, além de despertar seu senso de responsabilidade, principalmente em casos onde é necessário ajuda médica/psicológica.

3. Auxilia na seleção dos conteúdos

São muitos os conteúdos que precisam ser estudados para um concurso. Tantos que é difícil selecioná-los sem esquecer de nenhum. 

E é de extrema importância saber identificar e se dedicar aos assuntos que foram citados nas últimas provas do concurso escolhido, além de saber escolher pautas que podem ser citadas.

Neste caso, buscar ajuda de um mentor experiente pode ser essencial, pois ele saberá exatamente como dimensionar todo o conteúdo e filtrar o que é primordial, o que fará com que o aluno estude os materiais necessários.

Ademais, o mentor irá auxiliá-lo a estabelecer um planejamento de estudos para concurso realmente eficaz, elaborando estudos personalizados e centrados nos assuntos mais relevantes e evitar que o concurseiro seja surpreendido pelo edital.

4. Incentiva a engajar nos estudos

Um dos maiores erros que um concurseiro pode cometer, é deixar para estudar quando já não há mais tempo. 

Então, quando há dificuldade em manter um engajamento nos estudos, buscar auxílio de um profissional para conquistar resultados melhores pode ser o ideal.

O mentor irá construir um cronograma personalizado conforme a disponibilidade de tempo do aluno para que as matérias não fiquem acumuladas, além de fornecer ajuda para avaliar periodicamente o nível de aprendizado e rendimento em cada conteúdo estudado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.