As redes sociais podem distrair qualquer pessoa e fazer a vida começar a andar para trás. Isso pode ser consequência de um vício onde o indivíduo se coloca na posição de consumidor de conteúdos, mas não conteúdos tão educativos. Isso é comum para os jovens – passar mais de 3 horas diárias no Instagram ou Facebook, talvez até mesmo no Twitter. 

Baixe vídeos das redes sociais para estudar

Mas as redes sociais são também uma infindável fonte de conhecimento, esperando que uma pessoa interessada e apaixonada por aprender mais possa consumir aquele conteúdo. Uma ótima dica aqui é que você que está buscando formas de estudar pelas redes sociais, tentando unir o útil ao agradável, comece a baixar vídeos para estudar posteriormente.

Um site feito para isso é o Pocbi onde você pode baixar vídeos do Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e Tiktok – tudo de graça! É muito importante nos dias atuais poder baixar vídeos sobre aquele assunto que pode cair nas provas e assistir depois, quando estiver num local calmo e sem barulho.

Assistindo canais especializados no Youtube

Existem no Youtube milhares de canais especializados em certas temáticas. Algumas dezenas de canais se destacam pelo conteúdo rico e de alto valor oferecido gratuitamente no Youtube Brasil. Sabia que o Youtube possui uma sessão no site só para canais educativos? Para isso é só clicar na aba lateral ‘explorar’ e logo em seguida clicar em ‘aprender’. Com isso serão mostrados dezenas de vídeos e canais para você aprender o que for do seu interesse.

Você pode também utilizar a barra de pesquisa do Youtube para fazer uma busca por um tema específico, como por exemplo, “como calcular raiz quadrada”. Aparecerão dezenas de vídeos como resultado e você poderá escolher para assistir algum dos que estiverem melhores classificados.

Participe de grupos no Facebook 

Como falamos mais acima, o Facebook é uma rede social que possui muito conteúdo de alto valor e que pode agregar muito no seu conhecimento. Se você está no ensino médio, por exemplo, poderá aproveitar dessa rede social para curtir e acompanhar publicações de páginas sobre biologia, redação, matemática, geografia e outros assuntos.

Outra oportunidade de agregar ao seu conhecimento é por participar de grupos no Facebook. Nessa rede social existe um grupo de todos os assuntos possíveis (dentro das regras da rede), por isso não vai ser difícil você buscar por um grupo que fale de temas como os do ensino médio e solicitar para participar dele.

Siga páginas sobre matérias escolares no Instagram

No Instagram você encontra facilmente centenas e até milhares de páginas cujo o único objetivo é ensinar sobre determinado assunto. Por exemplo, a página ‘bi0logia_curiosa’ trata de temas oriundos da matéria escolar Biologia. Seus posts são muito informativos e podem acrescentar ao seu conhecimento enquanto você navega em outros posts.

Você enquanto aluno pode fazer uma navegação nas redes sociais focalizada em aprender, ou pode mesclar o entretenimento que as redes oferecem aliado ao conhecimento que você pode adquirir através dessas páginas educativas. Faça um uso responsável e não se torne um viciado em ver conteúdos que pouco te agregam. Você precisa ser a melhor versão de si, todos os dias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.