Não é surpresa para ninguém saber que estudar em casa é um desafio. Seja estudar para concurso público, seja estudar para as provas da escola ou faculdade ou até mesmo ter ingressado em aulas EAD por causa da pandemia recente. 

Poucas são as pessoas que não possuem dificuldade em estudar em seu próprio ambiente, seja sozinha ou com a casa cheia (essa última é mais complicada).

Hoje falaremos sobre algumas dicas de como você pode estudar em casa e ser mais produtivo, fugindo das distrações e obtendo os melhores resultados de absorção de conhecimento!

Utilize a técnica de Pomodoro  

A técnica de Pomodoro foi desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo em 1988 e é uma técnica para gerenciar o tempo enquanto se estuda ou trabalha. Essa técnica consiste em fazer algumas pausas enquanto se está focado em executar uma tarefa. É fácil e muito eficaz, principalmente com pessoas que têm certa dificuldade em concentração ou que estão sempre adiando e procrastinando.

Por exemplo, no seu caso, que deseja estudar de forma focada e mais produtiva, poderá utilizar o Pomodoro para ficar focado nos estudos por 30 minutos, depois disso poderá fazer uma pequena pausa de 5 minutos para fazer o que você quiser. 

Logo depois desse pequeno intervalo, então estudará por mais 30 minutos e assim por diante. Existem sites e aplicativos sobre essa técnica para você instalar no seu notebook e que possuem um timer para ajudar você a saber quando deve estar focado e quando deve fazer uma pausa.

Utilize mapas mentais

A utilização de mapas mentais ficou um pouco popular desde 2010 quando alguns professores descobriram que utilizar essa ferramenta pode ser um divisor de águas para a memorização mais fácil de assuntos complicados e também para montar uma linha de explicação sobre qualquer assunto.

Os mapas mentais servem também para estudar sobre qualquer coisa. Você só precisa ter um conhecimento sobre a ferramenta que você irá utilizar. Existem diversos sites de mapa mental que você pode usar gratuitamente. Mas esses mesmos sites possuem planos pagos que dão acesso a mais opções de ferramentas – que no seu caso pode não ser tão necessário.

A utilização de mapas mentais pode ser o grande diferencial na sua vida de estudante, por isso aconselhamos você a testar esse método de estudo. Existem diversos materiais gratuitos na internet assim como vídeos no Youtube sobre esse assunto que vão te dar noções sobre esse método.

Escolha um lugar calmo

Quando o assunto é estudar em casa, logicamente uma das primeiras coisas que pensamos é escolher um lugar calmo para darmos com nossa cara no livro. Mas muitas vezes é impossível – mesmo dentro de casa – conseguir um ambiente de paz em que possamos nos concentrar e estudar tranquilos. 

É por isso que se você não tem um lugar para estudar em paz na sua casa, aconselhamos fortemente a você envolver seus familiares nessa atividade. Como assim?

Se sua família souber que você está estudando naquele exato momento, ficará mais fácil deles se esforçarem para fazer silêncio e respeitar seu momento. Principalmente com respeito aos seus pais ou seus responsáveis. Bons estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.