No passado, um torneiro mecânico era um profissional de muito prestígio, já que faltavam equipamentos de CNC programáveis, assim, para que peças usinadas funcionassem de forma correta, era necessário contar com a habilidade desse profissional.
Havia muitos torneiros mecânicos na década de 70 e 80, e para as indústrias esses profissionais eram muito importantes. Hoje em dia, eles continuam sendo importantes para o setor industrial, mas não com tantos prestígios como no passado. Afinal de contas, a tecnologia deixou tudo mais moderno, programável e globalizado.
Mas, eles ainda continuam sendo necessários para muitos setores, sobretudo industrial. Porém, para ter uma carreira mais sólida, muitos preferem fazer concurso público. Será que existe concurso público para torneiro mecânico? Descubra agora!
O que faz um torneiro mecânico?
Numa fábrica ou numa indústria, muitas peças são fabricadas por equipamentos chamados de torno mecânico. Essas máquinas criam o modelo e também são responsáveis pela parte de acabamento. O formato do material é feito através de um corte e o processo final é chamado de torneamento.
Para que todo esse serviço seja feito corretamente é preciso da ajuda de um colaborador experiente. Assim, o torneiro mecânico é o colaborador que maneja a máquina. Além de utilizar Ferramentas Especiais de Usinagem, esse profissional prepara, regula, cria moldes e faz a lapidação do objeto.
Onde esse profissional trabalha?
Normalmente os torneiros mecânicos trabalham em ambientes industriais, mas eles também podem ser contratados para empresas privadas. No geral, são contratados para setores como: fabricação de peças para veículos, máquinas e equipamentos industriais, ferramentas, além de serviços de usinagem, para trabalhar com solda, tornearia e para produzir produtos de metal.
Onde fazer o curso de qualificação profissional?
O curso de qualificação profissional para torneiro mecânico pode ser feito em diferentes instituições do país. No entanto, uma das instituições que é referência na capacitação para essa profissão é o SENAI.
Esse curso tem uma duração de 180 horas, ou seja, o aluno tem a chance de acabar o curso em apenas três meses, mas essa quantidade de horas pode mudar de acordo com a instituição. Para fazer o curso de torneiro mecânico, o aluno precisa ter no mínimo 16 anos de e ter cursado pelo menos até a quarta série do ensino fundamental.
Existe concurso público para esse cargo?
Essa é uma dúvida de quem pretende entrar nessa área e que busca uma estabilidade melhor no mercado de trabalho. Sim, existem concursos públicos para o cargo de torneiro mecânico. As oportunidades são geralmente oferecidas por prefeituras e outras empresas públicas.
Como estudar para o concurso público?
O profissional que deseja fazer concurso público para trabalhar como torneiro mecânico deve estudar tudo o que estiver sendo informado no edital. Há instituições que ajudam alunos para provas dos mais variados concursos.
Outra dica é pesquisar provas anteriores disponíveis na internet, para ter uma ideia do que pode cair na prova que deverá ser feita.
Remuneração para torneiro mecânico
A remuneração de um profissional torneiro mecânico pode variar de acordo com a instituição e também a região do país. Mas, geralmente, o valor do salário é em média R $2.400,00.