Muitas pessoas não sabem, mas um ambiente de estudo apropriado tem o poder de influenciar diretamente e positivamente no rendimento.

Alguns elementos são muito importantes nesse espaço para que haja foco, tranquilidade e conforto ao estudar. Então se você está buscando tudo isso, porém, não sabe por onde começar, confira a seguir algumas dicas para deixar o seu ambiente de estudo perfeito. 

1. Encontre um Espaço “vazio” ou “usável” para ser o seu ambiente de estudo

No geral, não existe uma regra de qual deve ser o local ideal para montar seu cantinho. 

Ele pode ser em espaço dentro do seu quarto, em um canto na sala, uma varandinha improvisada, qualquer coisa! Se tiver um cômodo livre dentro da sua casa, melhor ainda, mas o que importa mesmo é ser um lugar que você possa estudar e organizar seus objetos de estudo.

A única coisa essencial é que, se não for em um local tão reservado, as pessoas que moram com você respeitem seus momentos de silêncio e foco.

2. Móveis

Os móveis são as partes mais importantes do ambiente e, por isso, devem ser escolhidos com bastante cautela. Afinal, uma característica desse espaço é, justamente, o conforto.

Por isso, quando você for escolher os seus móveis, se atente aos seguintes detalhes:

  • A utilidade: não compre nenhuma peça apenas pela beleza. Se for o caso, compre uma peça bonita, porém. útil;
  • A altura da mesa: ela deve ser proporcional ao seu tamanho para que não haja muito esforço para o seu corpo.

No geral, os itens essenciais de um ambiente de estudo são: a mesa do computador e de suporte para escrita, uma estante ou prateleira para os livros, talvez algum puff ou um sofá pequeno, com tom neutro para não poluir muito um ambiente, apenas para relaxar em momentos de pausa – e nesta última opção, caso o sofá seja muito claro, use algumas alternativas para proteger seu sofá e conservá-lo, assim o ambiente continuará neutro. 

3.Tranquilidade

É impossível que um ambiente de estudo seja em um local repleto de distrações. Portanto, é um fato que, para se concentrar cem por cento naquilo que realmente importa, é preciso de tranquilidade.

Mas isso não significa que o ambiente deve ser frio e sem personalidade, apenas agradável e tranquilo. Você pode deixá-lo com a sua cara mesmo assim. E não só pode, como também deve, porque você precisa gostar de estar naquele espaço para que aproveite bem o momento em que estiver nele. Então, dê os seus gostos pessoais.

4. Cores

Outro fator super crucial na construção de um ambiente de estudo é a escolha das cores. 

É muito importante ter atenção às cores mais fortes e chamativas, pois elas têm o poder de deixar o ambiente mais pesado e roubar a concentração facilmente, o que é o contrário do objetivo.

Por isso, as cores mais indicadas para esses espaços são as neutras, como: branco, areia, gelo, azul, bege, erva doce e tons pastéis em geral.

5. Iluminação

A iluminação é uma parte fundamental do seu ambiente de estudo. Por isso, o ideal é que você aproveite ao máximo a luz natural do espaço durante o dia. 

Já para noite, as luminárias de teto com luz brancas e uma luminária focal para que você consiga direcionar a luz de acordo com as suas necessidades são as melhores opções.

6. Personalidade

E por último, mas não menos importante, é a personalidade que você precisa dar para o ambiente.

Como foi dito anteriormente, você precisará montar seu ambiente com objetivo de gerar foco e não o contrário, mas é muito importante que acrescente itens que tenham a sua essência para que o mesmo seja mais agradável e você se sinta bem enquanto estiver nele.

Personalize o ambiente com o seu gosto, adicionando porta-retratos, pôsteres, globos terrestres ou qualquer outro item decorativo que seja a sua cara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.